Deimantas Narkevicius nasceu em 1964 na Lituânia, e vive e trabalha em Vilnius.Ele se formou na Academia de Arte de Vilnius como escultor e passou um ano em Londres, em 1992/93. Trabalha em cinema e vídeo, tendo uma visão subjetiva e contemporânea da história.Ganhou reconhecimento ao mais alto nível no cenário artístico internacional e representou seu país na 49 ª Bienal de Veneza em 2001.Ele tem um histórico sólido de exposições em todo o mundo e realizou exposições individuais na França, Bélgica, Lituânia e na Kunsverein Munchner.Em seu retorno à Lituânia estava preocupado com objetos específicos de site, mas um forte interesse na narrativa levou-o para gravar entrevistas e conversas com os artistas.Esse processo evoluiu para uma exploração de estruturas narrativas diferentes através do cinema e vídeo, o trabalho para o qual Narkevicius agora é mais conhecido. Narkevicius é um dos mais consistentes e amplamente reconhecidos artistas da Lituânia sobre a cena artística internacional. Ele representou o seu país na 49 ª Bienal de Veneza em 2001 e apresenta na 50 ª Bienal de Veneza em 2003, em "Utopia Station" com curadoria de Molly Nesbit, Hans Ulrich e Obrist. conhecidos artistas da Lituânia sobre a cena artística internacional.. Desde 1992, ele exibiu extensivamente em todo o mundo em exposições coletivas em muitos locais importantes de arte contemporânea e eventos.Ele mostrou na Manifesta II, no Luxemburgo, em 1998 e já expôs em Londres, Paris, Bruxelas, Vilnius, Manchester, Dublin, Viena, Bruxelas, Helsínquia, Estocolmo, Zurique, Rotterdam, Melbourne e muitas outras cidades.
Narkevicius descreve os temas e as origens da sua obra na 49 ª Bienal de Veneza:
"Apesar de meu negócio trabalha com temas contemporâneos, os problemas subjacentes geralmente vão para trás um longo tempo.Iniciei meu trabalho como artista, num período de mudança dinâmica para a minha sociedade. O estresse ea neurose causada por todo o dinamismo desviado desta sociedade, tanto a reflexão histórica e preocupações futuras. A orientação "ideológica" que dominou durante décadas foi - entre outras coisas - uma tentativa de criar uma sociedade para além da história. A nova situação política nos re-inserido no circuito de rotação da história, o que inevitavelmente requer uma visão. Mas como nós começamos a trabalhar sobre essa visão para nós, coisas que ressurgiu do passado, fenómenos que haviam sido escondidas sob a superfície da ideologia.Levam-nos desconhecido, desagradável, território indesejado, atrapalhando a nossa visão do futuro. " Cinema de trabalhos apresentados em Veneza em 2001 foram 'Legend Coming True "(1999, 68 min.), A história de um sobrevivente mulher rememorando o gueto judeu em Vilnius durante a Segunda Guerra Mundial e" Energia Lituânia (2000, 17 min. ), um estudo documental de uma usina de energia elétrica projetado como uma encarnação do otimismo da era moderna.Narkevicius também fez "Feast - Calamity 'site specific instalação de um detalhe arquitetônico que se transformou em uma luz' pós-escultura". O artista declarou: "O trabalho ocorre em forma de luz e escuridão intercâmbio.Esses dois extremos qualitativa não marcar uma dimensão metafísica.Eles indicam, pelo contrário, as respostas fisiológicas, a reação humana a mudanças na iluminação, assim como a fonte tecnológica para os raios de luz. Em uma entrevista com Hans Ulrich Obrist, em 2002, Narkevicius falou da ligação que vê entre a escultura e os seus filmes."Eu acho que meu filme é uma espécie de extensão da minha escultura.Para Manifesta II, fiz uma instalação com filmes.Estes filmes lidam com o espaço.Os projetores eram igualmente importantes.Em termos de pintura e escultura, "Energia Lituânia é uma imagem contínua como uma pintura ....Quando eu estava fazendo o filme que eu estava pensando nisso como um documentário, mas as ligações com a pintura muito emergiram durante o processo de edição.Obrist perguntado sobre seu processo de fazer um filme. Pelo contrário, é uma questão de escolher uma área em que você está indo para o trabalho.É mais como uma escultura de um local específico.Dentro desta área, que se define, vou começar a procurar uma determinada estrutura..´ Devido à especificidade do meio, há sempre coisas que deixo acontecer de maneiras inesperadas dentro dos objetos filmados e as pessoas, as superfícies inesperado. Kunstverein em Munique em 2002 Deimantas Narkevicius curadoria da exposição de seu próprio trabalho.Maria Lind crítico escreveu, "Há algo inflexível sobre Narkevicius 'Deimantas maneira de colocar o indivíduo e sua história no centro das coisas.No entanto, não é nem uma questão de um culto pessoal, nem o individualismo neo-liberal.Ele está interessado em pessoas com vidas normais, apesar de viverem numa sociedade em mudança, e em fé e, muitas vezes existencial experiências pessoais. "Mostrou" His-história "(1998), 'Legend Coming True', 'Energia na Lituânia ( 2000), "Europa 54 ° 54 '- 25 ° 19''(1997) e um novo trabalho," Kaimeitis (compatriotas). Ele está interessado em pessoas com vidas normais, apesar de viverem numa sociedade em mudança, e em fé e, muitas vezes existencial experiências pessoais. "
Tamara Faifman Maciel
quinta-feira, 27 de maio de 2010
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