domingo, 30 de maio de 2010

Runa Islam

A artista Runa Islam nasceu em Bangladesh, mas mora em Londres desde o final dos anos 90. Suas instalaçoes de vídeo exploram o conteúdo e a forma do filme, expondo o processo técnico para relevar a natureza ilusória do meio, mas preservando sua mágica. Utiliza as características técnicas das câmeras antigas, que filmam sobre película a 24 quadros por segundo. Por meio desse suporte, que supostamente multiplica a capacidade da memória e da visão humana, ela passeia pelo tempo e pela história do cinema.


A artista é fascinada pela capacidade do filme em capturar algo que existe
além do espaço físico. Embora visualmente lírico, subentendida por seus fundamentos conceituais está uma investigação sobre a tecnologia do filme e as possibilidades de representação.


A obra de Runa que estará na 29ª Bienal de São Paulo tem como título original "Be The First To See What You See As You See It", ou em português "Seja o primeiro a ver o que você vê como você vê" e foi apresentado na 51ª Bienal de Veneza. À primeira vista parece que nada acontece, mas um olhar mais atento dá conta das mudanças: "O que estamos vendo, e o que essa imagem poderia nos dizer?". Assim sendo, essa obra acaba se enquadrando na proposta do terreiro "A pele do invisível".

O vídeo retrata uma jovem mulher caminhando em uma galeria de porcelana fina exibidas em pedestais. Depois de observar os objetos, a mulher começa empurrando levemente pratos, xícaras, pires para fora de seus estandes para que se espatifem contra o chão.
- Filme 16 mm com áudio duração de 7 minutos e 30 segundos - White Cube, Londres.


ENTREVISTA COM RUNA ISLAM, em que ela fala sobre a obra e apresenta pequenos trechos do vídeo "Be The First To See What You See As You See It":



- Janet Owen, do Hammer Museum, escreve sobre Runa Islam e sobre o vídeo "Be The First To See What You See As You See It": http://migre.me/Knbr
- Turner Prize e Runa Islam: http://migre.me/Kn5I

Fontes: http://migre.me/Knf8, http://migre.me/Knfr, http://migre.me/Kng2, http://migre.me/Knge.
Material Educativo da 29ª Bienal De São Paulo

B.S

Nenhum comentário:

Postar um comentário