Aproveitando a discussão gerada a partir da exposição "Visionaire", no Instituto Tomie Ohtake, vou postar aqui algumas coisas que eu achei interessante de compartilhar com vocês =)
Primeiramente, algumas reflexões que permeiam essa questão e que eu considerei cabíveis ao contexto. Fiz pequenos recortes sobre os conceitos abordados, mas para quem quiser ler as pesquisas na íntrega, coloquei também o título da pesquisa, os autores e o link direto para a página. =D. Meu critério para escolha destes trabalhos foi apenas a intenção de ter algum embasamento teórico e sintético sobre o assunto, não se tratando, de forma alguma, verdades absolutas. Servem como curiosidade, argumento ou simplimente como ponto de partida para, talvez, alguma pesquisa futura mais aprofundada.
(Fotografia à esquerda de Richard Avedon)
"A estrutura da moda se formou através dos séculos, mas o desenvolvimento dos meios de comunicação de massa foi determinante para a conquista do espaço que ela tem na atualidade. A fotografia nesse contexto assume um poderoso papel de instrumento da moda. (...) Moda e mídia tomaram um caminho comum: servir de suporte uma à outra e engrossar mutuamente a extensa malha de mercado mediante a qual se produzem e oferecem novos produtos. Na difusão da moda via revistas e jornais, a fotografia adquiriu cada vez mais importância nesse mercado na medida em que a sociedade passou a ter uma influência cada vez mais forte da mídia.(...) Os jornais e revistas de moda contemporâneos utilizam essa linguagem como poderoso meio de comunicação, que age de maneira determinante nas emoções humanas. Os elementos visuais implícitos na imagem fotográfica, manipulados por profissionais competentes, têm poder de persuasão e controle do público consumidor. (...) Da interação do poder da comunicação – fotografia, cinema e televisão – do poder da moda e o poder do novo se faz a dinâmica da fotografia de moda."
Fotografia: meio e linguagem dentro da moda - Valdete Vazzoler de Souza e José de Arimathéia Cordeiro Custódio - http://migre.me/GuDs
"A moda pode ser entendida como uma completa e complexa expressão da esteticidade, já que, ela é provocadora de um olhar atencioso e sensível em suas múltiplas funções (por exemplo: adorno, identidade, proteção, uniformização e luxo). Além das sensações
provocativas que são comuns tanto à arte quanto à moda, e as aproximam em uma mesma sintonia, as formas de arte e suas correntes são importantes decodificadoras da moda e referenciais consideráveis de sua assimilação. Sendo produtora de sentidos, a moda articula-se como linguagem visual. (...) É possível encarar moda, artes plásticas, performáticas, teatro, cinema entre outras, como formas estéticas provocativas da alma humana. Já que, cada um destes movimentos deve ser considerado como linguagem produtora de significações, responsáveis por instigar os sentidos e despertar reconhecimentos catárticos e de deleite." Moda, Arte e Experiência Estética - Ana Carolina Acom - http://migre.me/Gv0J
Bom... como curiosidade, segue também o link para o site da Visionaire: www.visionaireworld.com/ e um vídeo sobre a Visionaire 55 - Surprise! http://www.youtube.com/watch?v=WK30c_6aKKw
Para finalizar, uma busca de ALGUNS fotográfos que foram muito importantes para a história da fotografia de moda. Cada link corresponde a uma foto!
RICHARD AVEDON: http://migre.me/Gu0f, http://migre.me/Gu1V, http://migre.me/Gu30
MILTON H GREENE: http://migre.me/Gu8b, http://migre.me/Gu92, http://migre.me/Gu9Y
HOST P HOST: http://migre.me/Gucy, http://migre.me/GueS, http://migre.me/Gufo
WALDE HUTH: http://migre.me/GugQ, http://migre.me/GuiN, http://migre.me/Gujo
Beijocas,
Bianca Selofite =D
Primeiramente, algumas reflexões que permeiam essa questão e que eu considerei cabíveis ao contexto. Fiz pequenos recortes sobre os conceitos abordados, mas para quem quiser ler as pesquisas na íntrega, coloquei também o título da pesquisa, os autores e o link direto para a página. =D. Meu critério para escolha destes trabalhos foi apenas a intenção de ter algum embasamento teórico e sintético sobre o assunto, não se tratando, de forma alguma, verdades absolutas. Servem como curiosidade, argumento ou simplimente como ponto de partida para, talvez, alguma pesquisa futura mais aprofundada.
(Fotografia à esquerda de Richard Avedon)
"A estrutura da moda se formou através dos séculos, mas o desenvolvimento dos meios de comunicação de massa foi determinante para a conquista do espaço que ela tem na atualidade. A fotografia nesse contexto assume um poderoso papel de instrumento da moda. (...) Moda e mídia tomaram um caminho comum: servir de suporte uma à outra e engrossar mutuamente a extensa malha de mercado mediante a qual se produzem e oferecem novos produtos. Na difusão da moda via revistas e jornais, a fotografia adquiriu cada vez mais importância nesse mercado na medida em que a sociedade passou a ter uma influência cada vez mais forte da mídia.(...) Os jornais e revistas de moda contemporâneos utilizam essa linguagem como poderoso meio de comunicação, que age de maneira determinante nas emoções humanas. Os elementos visuais implícitos na imagem fotográfica, manipulados por profissionais competentes, têm poder de persuasão e controle do público consumidor. (...) Da interação do poder da comunicação – fotografia, cinema e televisão – do poder da moda e o poder do novo se faz a dinâmica da fotografia de moda."
Fotografia: meio e linguagem dentro da moda - Valdete Vazzoler de Souza e José de Arimathéia Cordeiro Custódio - http://migre.me/GuDs
"A moda pode ser entendida como uma completa e complexa expressão da esteticidade, já que, ela é provocadora de um olhar atencioso e sensível em suas múltiplas funções (por exemplo: adorno, identidade, proteção, uniformização e luxo). Além das sensações
provocativas que são comuns tanto à arte quanto à moda, e as aproximam em uma mesma sintonia, as formas de arte e suas correntes são importantes decodificadoras da moda e referenciais consideráveis de sua assimilação. Sendo produtora de sentidos, a moda articula-se como linguagem visual. (...) É possível encarar moda, artes plásticas, performáticas, teatro, cinema entre outras, como formas estéticas provocativas da alma humana. Já que, cada um destes movimentos deve ser considerado como linguagem produtora de significações, responsáveis por instigar os sentidos e despertar reconhecimentos catárticos e de deleite." Moda, Arte e Experiência Estética - Ana Carolina Acom - http://migre.me/Gv0J
Bom... como curiosidade, segue também o link para o site da Visionaire: www.visionaireworld.com/ e um vídeo sobre a Visionaire 55 - Surprise! http://www.youtube.com/watch?v=WK30c_6aKKw
Para finalizar, uma busca de ALGUNS fotográfos que foram muito importantes para a história da fotografia de moda. Cada link corresponde a uma foto!
RICHARD AVEDON: http://migre.me/Gu0f, http://migre.me/Gu1V, http://migre.me/Gu30
MILTON H GREENE: http://migre.me/Gu8b, http://migre.me/Gu92, http://migre.me/Gu9Y
HOST P HOST: http://migre.me/Gucy, http://migre.me/GueS, http://migre.me/Gufo
WALDE HUTH: http://migre.me/GugQ, http://migre.me/GuiN, http://migre.me/Gujo
Beijocas,
Bianca Selofite =D
Opa, depois eu vou ler os posts com calma, mas só pegando um gancho com o que a Bianca postou, tem um livro de fotos do Richard Avedon que é incrível. São fotos que remetem muito a essa coisa da pose que as fotos de moda apresentam, mas são super cruas, duras. E os modelos são assim, digamos lado B total. Moradores de rua, caçadores, donas de casa, freaks e quem mais ele encontrasse.
ResponderExcluirAlguns links que provavelmente vcs vão ter que copiar e colar pra ver, mas...
http://4.bp.blogspot.com/_QfrAW1i-5EE/STii9e9wVQI/AAAAAAAAAIk/grTdHL9mS_g/s400/richard_avedon_03.jpg
http://1.bp.blogspot.com/_VY4HOvYGoJw/S1tWZr81cPI/AAAAAAAAPG0/EQgnojGTow0/s400/richard_avedon_07.jpg
http://anniegotgun.files.wordpress.com/2009/07/richard_avedon_01.jpg
Beijos,
Yule
Acho que esse post da Bianca mostra diversas possibilidades de entrada para a mediação dessa exposição.
ResponderExcluirOntem, senti como se quiséssemos comparar a exposição com uma de arte, como se houvesse diferentes graus de dificuldade e como se tivéssemos que conferir um grau de arte as imagens para "facilitar" a mediação. Não estou falando da Jana, mas sim de todos nós (inclusive ela e eu também) como grupo. O que voces acham ?
Vejo moda para adolescentes como um prato cheio, inclusive associada ao capital como está na exposição.
Penso que até crianças são possíveis de trabalhar nessa exposição, por exemplo, a partir da estória da "roupa nova do rei", ou das sinestesias, como cheiro de fome (eca) ou de violência (eca de novo) e etc.
E, também, que adorei essa foto da mulher "flanando", muito boa
Beijos e abraços a todos
Pablo
Depois de ver as fotos dos links da Yule e da Bianca, me pergunto: o que as fotos de moda tem contra o sorriso? e essa cara blazê(?), cara de nada, acho a cara da nossa geração. Generalizando, claro, nós não nos enquadramos tá?
ResponderExcluirBeijos e abraços
vendo os comentários e os textos pude perceber realmente como podemos abordar a imagem, e a moda, que são coisas que estamos em contato diariamente e, que por estarmos tão envolvidos não costumamos parar para refletir sobre o poder que isso interfere na nossa vida, de como estamos ligados e movidos pelo consumo.
ResponderExcluirah! e as fotos com cara de nada, eu acho que como as modelos estão sendo fotografadas para vender algo,( uma marca por exemplo), acabam adquirindo um caráter de '' cabide humano'', que não precisa ter uma expressão acabam meio que sendo o ''suporte''.
Realmente não há a necessidade de colocar a fotografia de moda dentro dos âmbitos literais das artes plásticas. No entato, eu consigo visualizar uma certa antipatia no que diz respeito à comparação ou relação dessas duas áreas, como se uma não pudesse, de forma alguma, agregar elementos da outra, e vice e versa. Quanto a mediação dessa exposição, eu acredito que a forma mais eficaz seria mesmo trazer essa discussão para o vivência cotidiana do público, tentando aproximá-los com referências pessoais. Pontos importantes que poderiam ser abordados relacionam-se às questões de estilo (muito evidente nos jovens atualmente) e publicidade. De que forma a publicidade pode virar um "objeto expositivo"? Quanto ao público infantil, além dos pontos já levantados pelo Pablo, eu acho interessante jogar com a questão das cores (fortes, contrastantes), das texturas, que podem remeter a significados maiores como riqueza, luxo, etc. É isso =]
ResponderExcluirE por fim... CARA FEIA PRA MIM É FOME! HAHAHAHA!
Fantásticas as fotos, Yule. Eu sou simplismente apaixonada pelo Avedon! Quero ser que nem ele quando crescer! Sério! hahahahaha!
ResponderExcluirhttp://ffw.com.br/noticias/mauricio-ianes-moda-e-moda-arte-e-arte-e-tudo-e-business/
ResponderExcluirModa é arte?
(tem umas perguntas muito imbecís no começo, se quiser ignorem haahahahah)
Beijo,
Yule